Nós estamos sempre nos movimentando, até durante o sono nos mexemos. E cada movimento que fazemos, por menor que seja, consiste em uma série complexa de eventos realizados pelo sistema musculoesquelético, composto por ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos e nervos. Este sistema também tem a função de sustentar o corpo e proteger os órgãos vitais.
Para cuidar dessa anatomia temos a ortopedia, especialidade médica com foco na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças que podem atingir as estruturas do sistema musculoesquelético.
Por não ser uma especialidade médica que normalmente exige uma rotina de exames, as pessoas procuram o médico ortopedista somente em casos extremos. No entanto, existem alguns alertas que devem ser observados, já que sintomas simples protelados podem gerar lesões graves.
Infelizmente, muitas pessoas ainda se automedicam quando sentem algum desconforto pelo corpo ou apenas se “acostumam” e convivem com ele. Mas, além da automedicação ser um risco para a saúde, precisamos lembrar que sentir dor não é normal!
Dores constantes nas costas, cansaço excessivo, formigamentos, rigidez matinal, calor e/ou inchaço nas articulações são alguns indícios que está na hora de procurar um ortopedista.
Significa injetar medicamentos como corticóides diretamente no espaço articular, para melhorar um quadro de dor ou tratar lesões.
É a colocação de gesso circular na parte do corpo lesionada com a finalidade de imobilizá-la, aliviar a dor, evitar que os tecidos sejam ainda mais comprometidos e, quando presente, tratar uma fratura.