Cardiologia - AISTRA

Cardiologia

Ah, o coração! Símbolo da vida e das emoções humanas desde os primórdios, esse órgão muscular oco e relativamente pequeno bate aproximadamente 40 milhões de vezes ao ano, bombeando mais de 70 mil litros de sangue por dia, sem parar.

De forma resumida, podemos dizer que ele é o responsável por bombear o sangue para os pulmões, para que possa receber oxigênio, e depois bombear o sangue rico em oxigênio e nutrientes para todos os tecidos do corpo. Esse processo acontece através de um complexo sistema, formado por uma rede de vasos, com artérias e veias.

Como você pode imaginar, o desempenho inadequado do sistema cardiovascular pode causar uma série de consequências nada agradáveis: para se ter uma ideia, os problemas cardiovasculares são a principal causa de adoecimento e morte em todo o mundo.

Assim, cuidar da saúde do coração é imprescindível e a cardiologia é a especialidade médica responsável por estudar, prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que podem acometer o órgão, bem como os outros componentes do sistema circulatório.

Durante a consulta cardiológica, a Dra. Sasha Barbosa realiza uma anamnese detalhada, enxergando o paciente como todo. Além de tratar as doenças cardiovasculares já existentes, o foco principal da nossa especialista é a prevenção de doenças e suas complicações, fazendo com que as pessoas tenham mais saúde e qualidade de vida.

Cardiologia - AISTRA

Quando procurar um/uma cardiologista?

Arritmia cardíaca, cansaço ou falta de ar sem motivo aparente, dores no peito, tosse seca e persistente, inchaço nos pés, tornozelos e pernas, tonturas ou desmaios frequentes são algumas das situações que merecem ser investigadas por um/uma cardiologista.

No entanto, o ideal é não esperar o surgimento de sintomas para agendar uma consulta com o/a especialista.

O cardiologista é um médico preparado para realizar check-ups de rotina. De forma geral, todos deveriam ter o hábito de fazer uma avaliação médica uma vez por ano. A idade para avaliação cardiológica depende se há ou não sintomas ou histórico familiar de alterações cardíacas. Pensando na prevenção, a recomendação é que a primeira consulta com um cardiologista aconteça já na adolescência. O acompanhamento será direcionado na primeira avaliação, a depender de cada caso, de forma individualizada.

Eletrocardiograma

Também chamado de ECG, o eletrocardiograma é um exame simples, não invasivo e indolor, usado para avaliar a atividade elétrica do coração. Seu objetivo é detectar o ritmo dos batimentos cardíacos e, consequentemente, possíveis complicações.

Para realizá-lo, eletrodos são fixados na pele da região frontal do peito, punhos e tornozelos do paciente, que deve estar em repouso. Para auxiliar na captação dos batimentos, utiliza-se um gel sob os dispositivos ou um eletrodo adesivo descartável.

A oscilação captada é conduzida ao eletrocardiógrafo, aparelho que durante cerca de cinco minutos registra a informação em gráficos impressos numa bobina de papel.

O exame deve ser feito como rotina, antes da prática de atividade física e na presença de suspeita de doenças cardiovasculares.

Cardiologia - AISTRA

@aistraclinica

[instagram-feed]